Pular para o conteúdo principal

ESCUTA?

Num mundo onde todos querem falar, saber ouvir é um dom. Paulo Mazarem 



                                                                     
Podemos dizer que escutar o outro é uma atividade que demanda alteridade[1]. Uma vez que a escuta é quase rara em nossos dias, e onde podemos dizer que quase ninguém mais quer ouvir ninguém, por isso, saber ouvir é um dom.

Embora, as pessoas desconheçam a filosofia de Descartes, (o que não anula a sua existência, nem seu modus operandi) elas vivem sem saber dominadas por ela. Sem generalizações, o homem ocidental é um ser que combate outro ser, por considerar um ser que em nada é diferente dele em um não ser. E é exatamente nessa ontologia que sustentamos o Cogito Ergo Sum e abatemos todo modelo que não se encaixe a este paradigma. Uma vez que o penso, logo existo, oculta um Eu que pensa. Então a questão é quem é este ser pensante, de onde ele fala, como fala, e para quem fala. 

Daí, o por que de minha reflexão, por que esta filosofia reina em nossa sociedade e cultura, desconhecemos filosofias, que ainda são absorvidas e invisibilizadas (como a de Bakthim, Lévinas, Buber) pelo modelo hegemônico Cartesiano.

Com isto quero dizer que nossa concepção de mundo é sempre nossa, isto é, de nosso ego, de um “Eu” que se encontra sempre “entocado” em si mesmo e de lá não sai.
E é por este motivo, que analisamos tudo a partir do nosso olhar, do nosso eu, e nunca a partir da exotopia[3] e alteridade. Talvez seja por essa razão que precisamos olhar não para nós, mas para o outro a fim de percebê-lo, desinvisibilizá-lo e escutá-lo.

E aqui está o leitmotiv de minha reflexão, por que até nesse processo de escuta, está o nosso ego querendo se impor sobre os demais egos.
Logo, essa ausência de alteridade e exotopia, Uma amostra clara do quanto falta-nos empatia auditiva.
Então lhe pergunto, como escutar o outro sem sair do lugar em que estamos ou sem esta tentativa de se colocar em seu lugar?
Vou ilustrar-lhes melhor o que quero dizer. Esses tempos atrás, fiquei encantado com a fala do fotógrafo Sebastião Salgado no programa Roda Viva,  quando ele na tentativa de procurar uma posição para fotografar Harriet (1830-2006), a senhora tartaruga, que testemunhou a chegada de Charler Darwin (o pai do evolucionismo),   na ilha de Galápagos-Equador, não encontrava uma posição que lhe permitisse capturar uma imagem digna de apreciação estética. Ele diz, não havia ângulo, nem enquadramento possível, tentava e tentava e nada. Foi então, que tive um insight (disse ele), o de me colocar na mesma posição que ela (Harriet), isto é, de me igualar a ela. Quando fiz isso (disse ele),  ela me deu as melhores imagens que eu já fiz em toda a minha vida. Era exatamente isso que faltava, simetria.






Eureca, é isso. Falta-nos simetria antropológica nos encontros familiares, nas relações sociais, nos ajuntamentos religiosos (eclesiásticos), nas redes de ensino (escolas), faculdades e universidades. Nossa herança Cartesiana, tem custado caro aos relacionamentos. Somos narcísicos, egocêntricos, etc...
Eis a questão! Então eu penso que o grande desafio é sair de si mesmo, e sair de si mesmo é um movimento anti-narcísico. 

Como insiste o historiador Leandro Karnal, Gente Narcisista não conversa, eu diria o contrário, gente narcisista conversa, mas não dialoga. Por que dialogar pressupõe transcendência. E esse transcender é sempre uma sobre posição de si mesmo em direção a interação relacional e comunicacional com o outro. Logo, o narcisista conversa, mas conversa sempre consigo e nunca com outro. Portanto, gente narcisista não dialoga, nem escuta!




[1] Alteridade é o deslocamento do eu de si em direção do outro, é quando você enxerga o outro a partir dos seus olhos e não de sí mesmo. Logo, alteridade é o maior desafio antropológico da terra. Para os neurocientistas isso é utópico, porém para o filósofo Emanuel Lévinas, esse é um sonho possível de tornar-se realidade.
[2] Ser cartesiano é pensar o mundo, a partir do “cogito ergo sum” (penso, logo existo). E este ser pensante é sempre ocultado por um “Eu” que não aparece no processo do pensar. Um  “Eu” que se mostra todo-suficiente e independente em relação aos outros, um Eu etnocêntrico que invisibiliza e exotiza tudo aquilo que está fora de seu dominio cultural.
[3] Para Bakhtin, exotopia, diz respeito ao processo envolvido nas relações humanas, na criação estética ou na pesquisa científica na área de ciências humanas segundo o qual procuro me colocar no lugar do outro, compreender como a partir de sua visão que é única ele se coloca em relação ao mundo, para, depois, retornar a minha posição, acrescida da experiência do outro, mas acrescentando ao outro o que ele não vê, pois é como o vejo ao fim do percurso que lhe dá uma visão que ele de si não tem. Se sou eu que finalizo, dou uma visão acabada ao outro, inversamente, é o outro que pode dar-me o acabamento, situar-me de meu lugar no mundo também, num processo de trocas recíprocas e mutuamente esclarecedoras. E é ele que me dá o que somente sua posição permite ver e entender.  Ora, um dos elementos fundamentais da exotopia é o excedente de visão: “quando contemplo um homem situado fora de mim e à minha frente, nossos horizontes concretos, tais como são efetivamente vividos por nós dois, não coincidem” (1997, p.43). Um dos observadores percebe, obviamente, no outro, a partir do seu excedente de visão, coisas que só ele pode perceber – pelo lugar que é o único a ocupar (e pelo sentido único) – e que são inacessíveis ao outro (outra cultura).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA BREVE HISTÓRIA DO CULTO AO FALO

Uma dose de conhecimento histórico, i.e., religiológico, (sim só um pouquinho) é suficiente para deixar nossos pudores embaraçados, uma vez que sexualidade sempre estivera imbricavelmente relacionado a religião parte constitutiva da humanidade.                              Uma historicização a respeito do “falo” ou de seus simulacros (objetos construídos para veneração)  nos períodos arcaicos da história humana, revelará que toda esta carga latente de erotização que (o Ocidente) se dá (eu) ao pênis hodiernamente, está equidistante da concepção que os antigos tinham a respeito da (o) genitália (órgão sexual) masculino.  Muitas culturas, incluindo o Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, Índia, Japão África até as civilizações Maia e Asteca viam no culto ao pênis uma tentativa de alcançar o favor da fertilidade e à procriação da vida.     Porém, ao que tudo indica o falocentrismo  cúltico  veio da Índia, com a prática do Brahman de adorar o pênis do deus supremo, Shiva.  

RESENHA DO FILME TERRA VERMELHA

Paulo R. S. Mazarem O Filme “Terra Vermelha" de 2008, direção e Roteiro do chileno Marco Bechis , bem como os demais roteiristas Luiz Bolognesi, Lara Fremder foi produzido com a finalidade de dilucidar a realidade enfrentada pelos índios Guarani- Kaiowá e descrever a perda espacial de seu território no Mato Grosso do Sul, expropriado pelos Juruás (homens Brancos). A co-produção ítalo-brasileira Terra Vermelha , é uma obra com teor político, e torna-se quase que indispensável por assim dizer para quem deseja compreender a questão e realidade indígena de nosso país. Ele descreve como a nova geração de índios, isto é, os jovens reagem diante de um novo sistema que lhe é imposto, onde seu trabalho, cultura e religião não possuem valor algum, efeitos esses decorrentes das apropriações indébitas de terras que em outrora eram suas por nascimento, para não utilizar o termo “direito” que nesse caso, não era um saber do conhecimento

BOB ESPONJA, PATRICK E SIRIGUEIJO - REPRESENTAÇÕES SUBJETIVAS & COLETIVAS DO COTIDIANO

Esses tempos rolou um papo nas redes de que Bob esponja e Patrick eram gays, no entanto eles estão mais para anjos do que para hetero ou homossexuais, sim eles são seres assexuados. De acordo com Stephen Hillenburg (criador do desenho), Bob Esponja é ingênuo,  arquétipo do personagem que está(eve) sempre por aí, do indivíduo que vive e se comporta como uma criança. Já Patrick  não é ingênuo, mas burro.   Ambos formam uma dupla interessante, pois os dois juntos  pensam que são adultos e gênios.   De fato, Bob Esponja não (nunca)  percebe as trapalhadas que ambos cometes e Patrick se acha o melhor cara do mundo. Mas não esqueçamos o Mr. Sirigueijo. O senhor Sirigueijo, (chefe do Calça Quadrada na lanchonete)   tem uma história mais íntima, na verdade ele foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante... de frutos do mar.   O mesmo diz o seguinte: "Eu era da Costa Oeste americana, ele era da Costa Leste”. Ele tin